Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Trabalho coorientado pelo Comando Militar do Sul foi indicado ao Prêmio Jovem Pesquisador da UFRGS

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 12h43 | Última atualização em Terça, 13 de Abril de 2021, 16h56 | Acessos: 1195

No dia 19 de outubro de 2017, o trabalho intitulado “Carro de Combate Principal: Estudo Introdutório sobre sua Origem e Função”, de autoria da aluna Valeska Ferrazza Monteiro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ganhou destaque na sua sessão de apresentação no Salão de Iniciação Científica (SIC) da UFRGS com indicação ao Prêmio Jovem Pesquisador. A pesquisa foi coorientada pelo Comando Militar do Sul , por intermédio do Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE/CMS).

Valeska Ferrazza Monteiro é graduanda do 8º semestre de Relações Internacionais da UFRGS e bolsista de iniciação científica desde 2016 (inicialmente com financiamento BIC UFRGS, atualmente FAPERGS), sob orientação do Prof. Dr. José Miguel Martins, Professor de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. A pesquisa também é tema do Trabalho de Conclusão de Curso da aluna e aborda a origem do conceito do que no Exército Brasileiro chama-se Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (VBC CC) no período compreendido entre 1916 e 1941.

A coorientação do trabalho pelo Comando Militar do Sul foi possível graças ao Programa de Extensão Universitária “Cooperação UFRGS CMS”, o qual busca dar consecução ao Memorando de Entendimento 1303500 assinado entre ambas as partes ainda em maio de 2015.

A Cooperação entre as instituições permitiu o incentivo inicial à pesquisa, dado pela participação da graduanda no processo de elaboração do Projeto de Pesquisa do Maj Alexandre Checheliski, ainda em 2016. O projeto consistia em estudo sobre as gerações de Carro de Combate Principal e acompanhou o ingresso do Major no Doutorado na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Além disso, graças à presença de pessoal do CMS na Oficina de Estudos Estratégicos VII – Projeto de Extensão da UFRGS que tem como parceiro externo o NEE/CMS – foi possível que a graduanda obtivesse a contribuição do especialista em blindados, Cel Bayardo Vellozo Jacobina. Este auxílio foi fundamental para a apresentação da pesquisa no formato em que se deu no SIC UFRGS, constituindo-se, na prática, em uma coorientação.

Em suma, fica em evidência a importância do CMS para a UFRGS, na associação entre Ensino, Pesquisa e Extensão, demonstrando a relevância da cooperação entre instituições civis e militares na promoção de estudos pertinentes à Defesa Nacional.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página