Estabelecimentos de Ensino do Exército
Estabelecimentos de Ensino voltados à formação, ao aperfeiçoamento e aos altos estudos militares dos quadros do Exército
A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), localizada no Rio de Janeiro, tem como missão preparar Oficiais Superiores para o exercício de funções de Estado-Maior, comando, chefia, direção e de assessoramento aos mais elevados escalões da Força Terrestre.
Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), localizada no Rio de Janeiro, atua no aperfeiçoamento dos Capitães do Exército Brasileiro, capacitando-os para o exercício do comando e chefia das unidades de suas Armas, Quadro e Serviços e habilitando-os para o exercício das funções de Estado-Maior de unidade e demais funções de Oficial Superior não privativas do QEMA.
Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), situada em Resende (RJ), conduz a formação do Oficial brasileiro da linha bélica, nas Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, e do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência.
A Escola de Sargentos das Armas (EsSA), localizada em Três Corações (MG), é destinada à formação de Sargentos de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.
Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), situada em Cruz Alta (RS), é voltada ao aperfeiçoamento dos Sargentos das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Habilita seus alunos para o desempenho dos cargos de 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente.
Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPECEx) , localizada em Campinas (SP), tem como missão preparar o futuro Cadete da AMAN, iniciando a formação do Oficial combatente do Exército Brasileiro.
Centro Preparatório de Oficiais da Reserva ( Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife : É um estabelecimento de ensino militar de formação de grau médio, da linha de ensino bélico, destinado a formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2ª classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência.
Para saber mais, acesse: